Fibromialgia
- Camille Postigo
- Apr 17, 2022
- 2 min read
Updated: May 8, 2024

A fibromialgia é uma das causas mais comuns de dor crônica generalizada. Embora a dor seja sua característica principal, a fibromialgia é caracterizada por uma sintomatologia diversa que também compreende fadiga, distúrbios do sono e sintomas funcionais (sintomas não explicados por fatores estruturais ou patológicos).
A fibromialgia é uma síndrome relativamente comum na população geral, alcançando a prevalência de 2-3%. Terceira condição músculo-esquelética mais comum, atrás apenas da dor lombar e osteoartrite.
É 3x mais comum em mulheres e tem seu pico entre 50-60 anos. Ao contrário das demais doenças reumatológicas, a fibromialgia é uma doença com diagnóstico clínico, ou seja, sem alterações em exames laboratoriais e de imagem. O médico conseguirá fazer seu diagnóstico apenas com a história clínica ( o que o paciente conta pra ele) e o exame físico.
Quais são os principais sintomas da fibromialgia?
Dor Crônica Generalizada;
Fadiga mental e física;
Distúrbios do Sono: geralmente o sono é referido com não restaurador ( sabe aquela sensação que você não descansou o suficiente?) - dificuldade de pegar no sono e/ou despertares frequentes ao longo da noite ;
Transtornos Emocionais/ psicológicos, principalmente depressão, ansiedade, e dificuldade de concentração.
O que causa a fibromialgia??
Existem várias hipóteses. Acredita-se que é uma percepção aumentada da dor, mesmo sem haver estímulo nocivo ou doloroso.
aumento de ativação de áreas do cérebro responsáveis por perceber a dor ;
desequilíbrios entre substâncias que causam dor x inibem a dor .
E como é o tratamento da Fibromialgia??
O tratamento é individualizado, sendo específico para cada paciente, porém são baseados em 4 pilares:
Conhecimento da doença pelo próprio paciente - o paciente deve saber que ele tem papel fundamental no tratamento!
Exercício Físico: esse é o tratamento com maior nível de evidência científica. Exercícios aeróbicos, fortalecimento muscular, perda de peso se necessário e modificação de dieta. Mínimo 20 min por dia 3x/semana.
Tratamento Medicamentoso: geralmente realizado com moduladores de dor ( ex: duloxetina, pregabalina , amitriptilina, gabapentina). Anti-inflamatórios tem pouco a nenhum efeito do tratamento Opióides como morfina, codeína também possuem pouca evidência. Existe algum espaço para tratamento com tarmadol.
Tratamento não- medicamentoso: psicoterapia, yoga, acupuntura e qualquer coisa que faça o paciente se sentir bem, desde que não seja danoso (procura de novos hobbies, etc.)
fontes:
Sarzi-Puttini, P., Giorgi, V., Marotto, D., & Atzeni, F. (2020). Fibromyalgia: an update on clinical characteristics, aetiopathogenesis and treatment. Nature Reviews Rheumatology, 16(11), 645-660.
Häuser W, Ablin J, Fitzcharles MA, Littlejohn G, Luciano JV, Usui C, Walitt B. Fibromyalgia. Nat Rev Dis Primers. 2015 Aug 13;1:15022. doi: 10.1038/nrdp.2015.22. PMID: 27189527.
Comments